10 Mitos e Verdades sobre os lácteos

No nosso cotidiano somos cercados de diversas questões e crenças populares e muitas vezes não paramos para pensar se são realmente verdade. Confira quais são os mitos e verdades sobre os lácteos.

1 - Alergia e intolerância à lactose não são a mesma coisa.

Verdade. A alergia é uma reação do sistema imunológico a determinados alimentos. O leite pode ser um deles.

A intolerância à lactose se refere à dificuldade de digerir o açúcar existente no leite e é provocada por uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase, responsável por sua digestão. 

2 - Leite desnatado é leite integral com água.

Mito. O que caracteriza o leite desnatado é a redução do teor de gordura. Leite desnatado ou semidesnatado possuem a mesma quantidade dos outros nutrientes do leite integral.

3 - O leite não deve ser ingerido por adultos.

Mito. Os nutrientes do leite, proteínas, cálcio, vitaminas e outros minerais, são essenciais durante a vida. 

4 - Leite e derivados são essenciais para a dieta humana?

Verdade. O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco, sendo a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A ,D, B2 e B12. 

5 - Leite deixa os dentes mais fortes.

Verdade. Por ser a principal fonte de cálcio, o leite ajuda na formação dos dentes e auxilia na prevenção de cáries e proteção das gengivas.

6 - Leite com manga mata.

Mito. Não há comprovação científica. Historicamente, o mito surgiu durante a escravidão, onde os senhores de engenho usavam este argumento para que os escravos, grandes consumidores de manga, não consumissem leite. O leite era um produto caro, voltado para a elite, e a manga uma fruta bem abundante, eles espalharam que juntar os dois era perigoso. Tudo isso para desestimular o consumo pelos escravos...

7 - Leite pasteurizado ou em caixinha perde nutrientes.

Mito. Os tipos de tratamento não reduzem o valor nutricional do leite no que se refere aos seus principais nutrientes: proteínas, cálcio e outros minerais. Quanto às vitaminas, não há perda significativa das vitaminas, exceto da vitamina C, o que não têm importante significado nutricional, já que o leite não é considerado fonte primária dessa vitamina.

8 - Mulheres grávidas não devem tomar leite.

Mito. O leite é excelente fonte de cálcio e proteínas de alto valor biológico, benéficos para o feto em formação.

9 - É necessário ferver o leite antes de tomar.

Mito. Leite não deve ser fervido, pois já passou por processos que eliminam os microorganismos prejudiciais à saúde. Quanto ao leite cru, dado seu alto risco à saúde, não deve ser consumido. 

10 - Tomar leite antes de dormir faz bem para a saúde?

Verdade. O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. O cálcio estimula o relaxamento e o aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro.

 

Veja mais

Cardápio do Dia por Bruna Andrade
Cardápio do Dia dos Namorados por Duda Franco
Cardápio do Dia por Gabriela Vieira