A História do Leite

A História do Leite

O leite é o primeiro alimento que uma pessoa experimenta na vida. Há alguns milênios, o homem percebeu que não precisaria parar de tomá-lo quando deixasse de ser criança.

Durante a Antiguidade e a Idade Média, o leite era muito difícil de ser conservado, e portanto era consumido fresco ou em forma de queijo.

A Revolução Industrial na Europa, por volta de 1830, trouxe a possibilidade de transportar o leite fresco de zonas rurais às grandes cidades

Até o século XX, o leite consumido no Brasil não tinha nenhum tipo de tratamento, o que poderia veicular uma série de doenças à população.

Com o tempo, apareceram novas tecnologias na indústria de processamento do leite. Uma das mais conhecidas foi o da pasteurização, criada em 1864 por Louis Pasteur.

Novos tratamentos térmicos, novas embalagens, novos sistemas de transporte e outras tecnologias, permitiram que o leite, antes consumido direto da vaca e sem nenhum tipo de tratamento, pudesse chegar ao consumidor em boas condições de consumo e armazenamento, seguro e com certa durabilidade.

O processo tecnológico criado para impedir a formação de nata no leite pasteurizado, sem que ele perca sabor e saúde, deixando o leite mais branco, melhorando o aspecto, palatabilidade e digestão é a homogeneização.

A tecnologia da cadeia leiteira no Brasil avançou significativamente nos últimos anos, e a Rádio tem acompanhado esse processo.

Leite Rádio é leite homogeneizado!

Veja mais

Cardápio do Dia por Bruna Andrade
Cardápio do Dia dos Namorados por Duda Franco
Cardápio do Dia por Gabriela Vieira