Comidas e bebidas que ajudam na ressaca de fim de ano

É normal chutar o balde nas festas de fim de ano e acabar exagerando na bebida, mas hoje separamos dicas alimentares para evitar prejuízos devido a ressaca, e poder continuar celebrando com quem você ama. Vem conferir!

Leite

Comecemos com uma “cura” instantânea: um copo de leite. “É rico em cálcio e costuma aliviar a gastrite provocada pelo álcool. Também contém cisteína, um aminoácido que digere o acetaldeído produzido quando o corpo tenta processar o álcool ingerido”, diz a nutricionista Izaskun Arrarás de María, do Colégio Oficial de Dietistas - Nutricionistas de Navarra. A cisteína atua como antioxidante protegendo o fígado.

Iogurte

Além de amenizar possíveis sintomas de gastrite e enjoos causados pelo álcool por possuir bastantes nutrientes, o iogurte é leve, o que ajuda na ingestão durante a ressaca. Ele é fonte de cálcio e vitamina B5, e toda vitamina e minerais são bem-vindos nesses casos!

Sucos com água de coco

Depois de uma bebedeira, o mais importante é hidratar seu corpo, e a água de coco é imbatível. Fonte de vitaminas e minerais importantes, ameniza a sensação de enjoo e mantém o organismo hidratado. Fazer sucos usando água de coco é uma boa opção, reforçando a hidratação com nutrientes da fruta. Você pode usar melancia, limão, etc.

Ovos

O ovo é uma alternativa para tratar ressaca! Esse alimento possui vitaminas do complexo B e também é uma fonte de cisteína.
Suco de melancia com gengibre
O suco de melancia com gengibre, além de refrescante, é fonte de vitaminas e minerais, ajudando a amenizar o mal-estar. O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar o estômago.

Atum

Quase ninguém imagina, mas o atum ajuda muito na recuperação do corpo durante a ressaca. Fonte de potássio e ômega 3, funciona como vasodilatador, auxiliando na circulação de oxigênio pelo organismo e na eliminação de toxinas.

No mais, é importante beber bastante água antes de dormir. Fazendo assim, você já previne a desidratação causada pelo álcool.

 

Veja mais

Cardápio do Dia por Bruna Andrade
Cardápio do Dia dos Namorados por Duda Franco
Cardápio do Dia por Gabriela Vieira