Margarina ou manteiga? Qual dos dois alimentos traz mais benefícios?

Do que é feita a manteiga?

A manteiga é de origem animal, ela é a nata do leite batida, que vira um creme de leite com soro e gordura. A parte líquida é removida e a parte gordurosa é a manteiga, rica em gorduras saturadas e colesterol.

Do que é feita a margarina?

A margarina é de origem vegetal, feita da hidrogenação de óleos vegetais como o milho. Nesse processo, uma parte das gorduras insaturadas (mais saudáveis do que as saturadas) se transforma em gordura trans.
Essa gordura não é comum na natureza, mas é feita pela indústria para dar cremosidade aos produtos e aumentar a vida útil, possivelmente possuindo um pouco de gordura saturada também.

Qual é recomendável?

A manteiga é recomendável, segundo orientação de todo nutricionista, por ser produzida de forma natural e ser mais bem digerida pelo corpo. A manteiga é uma opção mais saudável; desde que seja consumida com moderação por quem não tem problemas de colesterol. O ideal é uma colher de chá por dia.
Se você é diagnosticado com doenças cardíacas ou colesterol, provavelmente seu nutricionista vai dar preferência à margarina sem gordura trans. Porque mesmo o produto sendo de origem vegetal, você corre menos riscos de agravar sua condição de saúde.

Gostou da curiosidade de hoje? Agora não restam mais dúvidas sobre qual é a diferença entre os dois produtos!

Veja mais

Cardápio do Dia por Bruna Andrade
Cardápio do Dia dos Namorados por Duda Franco
Cardápio do Dia por Gabriela Vieira