O que é leite homogeneizado?

Você sabe o que é um “leite homogeneizado”? Segue o fio!

Leite homogeneizado é qualquer tipo de leite tratado mecanicamente para garantir uma consistência macia e uniforme. O processo de homogeneização normalmente envolve altas temperaturas, agitação e filtração, todas destinadas a quebrar as moléculas de gordura no leite em partículas menores. Não se engane, a gordura NÃO se perde, apenas é reduzida em tamanho e dispersa para evitar que a nata se deposite na superfície do leite.

O leite é uma combinação de gorduras, proteínas e água. Quando o leite cru é deixado em repouso por qualquer período de tempo, as moléculas de gordura normalmente flutuam para o topo, criando uma camada de nata.
A homogeneização permite que os fabricantes de leite combinem o creme e o leite para que não se separe. O processo é puramente mecânico e não envolve aditivos ou tratamentos químicos. O principal objetivo por trás da homogeneização do leite é reduzir o tamanho das moléculas de gordura do leite, porque as moléculas menores tendem a ficar suspensas no corpo do líquido. Apenas glóbulos grandes flutuam para o topo.

O processo começa com agitação. O leite é colocado em um grande barril que é girado em alta velocidade. Moléculas de gordura quentes se desintegram mais facilmente. A turbulência começa a desfazer a gordura.

Em seguida, o leite é prensado em filtros. Isso força as gorduras a se separarem ainda mais para caber nos buraquinhos microscópicos. As técnicas modernas de homogeneização podem reduzir as moléculas de gordura por um fator de quase 500.

Graças a esse processo, o leite homogeneizado também tem uma vida útil mais longa porque o creme não pode subir ao topo e se aglomerar; O leite homogeneizado costuma durar uma semana ou mais depois de aberto, enquanto o leite separado geralmente deve ser consumido em alguns dias.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o processo de homogeneização e como ele acontece?

Veja mais

Cardápio do Dia por Bruna Andrade
Cardápio do Dia dos Namorados por Duda Franco
Cardápio do Dia por Gabriela Vieira